[ ]

4 de abril de 2011

CÂNCER DE PÊNIS


Na postagem “ESPAÇO ÚNICO - NA LUTA CONTRA O CÂNCER”, postei algumas fotos de casos de câncer. Uma, em particular, causou impacto nas pessoas que acessaram o blog. E, além dos comentários, recebi alguns emails pedindo mais informações. Por isso, resolvi pesquisar e falar um pouco mais sobre o CANCER DE PÊNIS.

O grande surgimento desse tipo de câncer vem despertando o interesse de estudiosos e de médicos no mundo todo.
O câncer de pênis é uma neoplasia bastante rara. Sua incidência é maior em indivíduos a partir dos 50 anos de idade. Contudo, o câncer pode ser encontrado também em indivíduos com menos de 50 anos.
Estudos revelam que o câncer de pênis tem relação direta com os hábitos de higiene e o comportamento sexual de risco. Isto é, indivíduos que costumam manter relações sexuais com várias parceiras sem a devida proteção ou ainda, uma predisposição genética para desenvolvimento do câncer. O tabagismo também contribui neste tipo de neoplasia. Há também relação de câncer de pênis com a fimose (a glande). Isto é, a cabeça do pênis não é exposta, pois, está coberta pelo prepúcio, estando ele ereto ou flácido dificultando assim, a higiene íntima local. 
Alguns homens são circuncisados na infância ou mesmo na adolescência, isso não quer dizer, que eles estão livres de câncer no pênis. Pois, pode ocorrer a penetração do vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano) facilmente pela linha da cicatriz ao redor da glande. As DSTs de uma forma geral, têm sua parcela de contribuição no câncer de pênis.
O correto mesmo é ter cuidado com a higiene. Bons hábitos reduzirão e muito a chance desta neoplasia se desenvolver.
O ESMEGMA (aquela sujeira de cor esbranquiçada que se forma ao redor da glande), precisa ser retirado diariamente. Pois, ele causa uma grande irritação tanto no homem como também em sua parceira.
Quanto às vítimas desse tipo de câncer, não existe um número oficial no Brasil. Porém, de acordo com o levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que mais de 3.000 homens sofram da doença. Desta forma, nosso país, infelizmente, está entre os países com maior incidência de câncer de pênis. E, segundo informações do Banco de dados do Sistema Único de Saúde, cerca de 1.000 homens ao ano, tiveram o pênis totalmente ou parcialmente amputado. Esses dados são da rede pública.
Na região Norte e Nordeste, os casos são maiores que na região Sul e Sudeste. Nas regiões onde a incidência é maior, como é o caso das regiões Norte e nordeste, o tumor supera os casos do câncer de próstata e de bexiga.
Um dos principais sintomas do câncer de pênis é uma ferida na ponta do pênis. Geralmente, esta ferida é muito pouco dolorosa e mais exuberante do que as feridas causadas por DSTs. E sua cicatrização não acontece totalmente.
Homens de todas as idades devem ficar atentos. Sempre se autoexaminar, e, encontrando qualquer anormalidade como tumoração na glande, no corpo do pênis ou no prepúcio (sendo dolorosa ou não), gânglios inguinais (ínguas na virilha), perda de pigmentação ou manchas, feridas e caroços que não desaparecem mesmo sendo tratados, secreção e mau cheiro, qualquer tipo de inflamação, coceira, é de extrema necessidade consultar um especialista.
O diagnóstico é obtido somente através de exame médico, sendo confirmado por uma biópsia. Está biópsia, consiste na retirada de uma amostra do tecido afetado e analisada em laboratório especializado.
Como a maioria dos cânceres, diagnosticado no início, o câncer de pênis tem chance de cura. O problema, é que, a maioria dos homens, só procura o médico com mais de um ano depois do surgimento dos sintomas.
A extensão local e o comprometimento dos gânglios inguinais é que vão determinar o tratamento. Quimioterapia, radioterapia e cirurgia são os indicados.
O diagnóstico feito o mais cedo possível é fundamental para evitar o crescimento da doença e a amputação do membro. Dependendo do caso, há a possibilidade de reconstrução do pênis como acontece no caso de câncer de mamas. Porém, a finalidade desta reconstrução é apenas estética.
Não esqueça ‘o diagnostico precoce é fundamental.
HOMENS! ESQUEÇAM O MEDO, A VERGONHA E O PRECONCEITO.  CUIDEM-SE!

20 comentários:

Luciely disse...

Nossa!!! Estou impressionada! Nunca vi e nem ouvi sobre algo assim. Legal... informações sempre são bem vindas. tenho filho e marido e posso ajudá-los a se cuidarem.
Obrigada.

Anônimo disse...

nossa fiquei chocada com essas imagens e como o conteudo !

Tribos Urbanas disse...

A matéria é realmente muito boa, informação é tudo! Obrigado!

Anônimo disse...

gente meu irmao nao puxa a ele da pinta vou avisa-lo vcs sao d+ bjos obriada por nos daressa informaçao tao importante

tania disse...

pena que muitos homens nao tomam conhecimento dessa doença, fiquei impressionada e nao sabia que existia isso. parabens pela materia..

Anônimo disse...

nossa!!!

Anônimo disse...

Recentimente pessoa do nosso convivio esta passando por este mal e após a amputação parcial foi necessário a total. Homem de 45 anos, pai de dois filhos e uma linda mulher. Ele está arrasado. Porém, nota-se q um simples hábito de higiene pode auxiliar no combate ao cancer peniano. Grande informações prestadas por vcs e continuem neste caminho.

Rosélia Santos disse...

Obrigada pela visita de todos. Essa é a intenção do Blog. Informar e alertar seus leitores. Voltem sempre.

Anônimo disse...

Parabéns, esse artigo é de GIGANTESCA importancia! Valeu.

joão paulo disse...

Faz 15 dias que perdir meu pai por conta dessa doença, eu mais que os médicos posse saber o que é ter uma pessoa do seu lado passando por isso.A penultima imagem é semelhante a dele, alias a dele ainda era pior. Por isso pesso a vcs senhores homens cuide-se por que nossas vidas pode está por um fio. Depois que a familia descobril sua doença foram apenas 8 meses para ele vir a falecer. Protejam suas vidas e vivam mais.

Anônimo disse...

Como todos se impactaram diante dessas imagens, eu também. Sou Elisabeth F. Ribeiro e em minha opinião, imagens como essas deveriam ser colocadas nas unidades de saúde, com o objetivo de conscientizar alguns homens sobre a importância da prevenção do câncer de pênis. Pois infelizmente algumas pessoas não se convencem de fatos tão reais apenas com palavras.

Rosélia Santos disse...

Concordo com você Elisabethe. Obrigada pela visita e volte sempre. Abraços

Anônimo disse...

Poderia postar alguma foto de um pênis com câncer na fase inicial to com uma duvida e acho q estou com isso.

Rosélia Santos disse...

Caro anônimo, os principais sintomas estão citados na reportagem se vc identificou algum deles procure um ESPECIALISTA IMEDIATAMENTE. No caso em UROLOGISTA PODERÁ LHE ORIENTAR. Abraços
Obs: Não brinque com coisa séria.

Anônimo disse...

Essa matéria com as fotos poderiam ser exibidas em salas de aula na disciplina "Saúde, Higiene e Limpeza".

Rosélia Santos disse...

Concordo plenamente caro/a leitor/a. Obrigada pela visita e volte sempre.

Anônimo disse...

gostaria de saber o que significa um resultado tipo, processo inflamatório crônico com hiperplasia do epitélio escamoso positivo.
Me ajude por favor!

Anônimo disse...

Meu filho fez uma cirurgia, e o médico mandou fazer uma biópsia que o resultado foi o seguinte Processo inflamatório crônico com hiperplasia do epitélio escamoso compatível com condiloma acuminado, isso significa ser o câncer?
me ajude pois não vou esperar 8 dias, por favor!

Anônimo disse...

Sua resposta ajudará muito aos homens e mulheres na prevenção quando for ter relações sexuais!

Rosélia Santos disse...

Caro/a anônimo/a,
Como já citei várias vezes em minhas postagens: Meus artigos não tem valores científicos e sim ALERTATIVOS.
Contudo, de acordo com o que já li sobre o assunto, Hiperplasia quer dizer que existe aumento do número de células no tecido epitelial que é formado por células unidas entre si. Já quando cita “condiloma acuminado” quer dizer que há uma proliferação de vírus nestas células.
Não se apavore antes do tempo, pois, existem outros tipos de lesões que tem diagnósticos parecidos como é o caso do HPV.
PROCURE O MÉDICO DE SEU FILHO, POIS, SÓ ELE PODERÁ LHES DAR ESTA RESPOSTA PRECISA. NÃO ESQUEÇA, QUE INFORMAÇÕES DE INTERNET DEVEM SER LIDAS COM CUNHO ALERTATIVOS OU INFORMATIVOS E NÃO PARA TIRAR CONCLUSÕES IMEDIATAS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE SAÚDE. NESTE CASO SOMENTE E UNICAMENTE OS ESPECIALISTAS ESTÃO APTOS PARA FAZÊ-LO.
Abraços e FÉ EM DEUS.
Obrigada pela visita e fica na PAZ!

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.